Documentários

sexta-feira, 7 de outubro de 2011



 "O zapatismo nao é uma nova doutrina ou ideologia, nem uma bandeira que substitua o comunismo, o capitalismo ou a social-democracia. Nem chega a ter corpo teórico acabado. Somos escorregadios para definicões. Escapamos dos esquemas. O zapatismo é um sintoma do que está ocorrendo no mundo, algo maior e mais geral que, em cada continente aparece de uma forma. Em cada lugar essa rebeldia apresenta formas e reivindicações próprias. Por isso dizemos que as rebeliões pelo mundo afora tem muito do zapatismo"


subcomandante marcos

Sem lei nem rei



"É sempre pela força que os homens trabalham além de suas necessidades. E exatamente essa força está ausente do mundo primitivo: a ausência dessa força externa define inclusive a natureza das sociedades primitivas.


[...] Na sociedade primitiva, sociedade essencialmente igualitária, os homens são senhores de sua atividade, senhores da circulação dos produtos dessa atividade: eles agem para si próprios...


tudo se desarruma quando o homem primitivo produz também para os outros, sem troca e sem reciprocidade. a regra igualitária de troca deixa de constutir o "codigo civil" da sociedade, quando a atividade de produção visa satisfazer as necessidades dos outros, quando a regra de troca é substituída pelo terror da divida."


Pierre Clastres in A sociedade contra o Estado.

Arte: Dedogz Chave Maloca 

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Vou direto ao seu preceito
de me apontar defeito
confesso sou desse jeito
congresso ao imperfeito
receio, sinceridade sem asseio
uma alma convidando mais um corpo prum passeio
aceito, já escolhi o meu acento
e pela imensidão eu vou voando contra o vento
aprendo, arrependo e vou me desprendendo
induzindo a liberdade a moldar o meu pensamento
eu quero as cinzas desse estado, um assassino cínico
já tô cansado desse falso atestado clínico
é tanto crime descarado até tolo já se ligou
pelo poder és explorado ou então és seu detentor

Texto: Storv0
Imagem:
Ferdinand Victor Eugène Delacroix