Documentários

terça-feira, 30 de março de 2010

Oil=War



[...]Quando alguém espreita além de toda retórica da Casa Branca e do Pentágono a respeito do Talibã, emerge um claro padrão mostrando a construção do oleoduto trans- afegão como a principal prioridade do governo Bush desde o início. Embora a UNOCAL afirme que ela abandonou o projeto do oleoduto em dezembro de 1998, a série de encontros realizados entre agentes americanos, paquistaneses e o Talibã depois de 1998, indica que o projeto nunca saiu da mesa.
Muito ao contrário, os recentes encontros entre o embaixador americano para o Paquistão, Wendy Chamberlain e o ministro do petróleo do país, Usman Aminuddin, indicam que o projeto do oleoduto é o projeto internacional número 1 da adminstração Bush. Chamberlain, que mantém estreitos laços com o embaixador saudita para o Paquistão [por sua vez o principal conduto de dinheiro para o Talibã), tem empurrado o Paquistão para começar a trabalhar em seus termos de petróleo do mar da Arábia para o oleoduto.
Enquanto isto, o Presidente Bush diz às tropas americanas que elas farão uma longa parada no Afeganistão. Longe de estarem empenhados no processo de paz afegão - os europeus estão fazendo muito disto - nosssas tropas efetivamente guardarão o pessoal da construção do oleoduto, que logo que possível, inundará o país.
Os laços de Karzai com a UNOCAL e o governo Bush são a principal razão porque a CIA o empurrou para o líder rival afegão Abdul Haq, o ex líder assassinado mujaheddin de Jalalabad, e uma liderança da Aliança do Norte, visto por Langley [CIA] como sendo próximo demais dos russos e iranianos. Haq não tinha ligações aparentes com a indústria de petróleo americana e, como um Pushtun e um afegão do norte, incluindo a Aliança do Norte. Estas credenciais selaram seu destino.
Quando Haq entrou no Afeganistão via Paquistão em outubro passado, sua posição foi imediatamente conhecida pelas forças talibãs, que subsequentemente o localizaram em seu pequeno grupo, capturaram e executaram todos. O ex conselheiro de Segurança Nacional de Reagan, Robert McFarlane, que trabalhou com Haq, em vão tentou que a CIA ajudasse a resgatar Haq. A agência afirmou que enviou um “drone” remotamente pilotado e armado para atacar o Talibã mas suas ações foram muito pequenas e muito tardias. Alguns observadores no Paquistão afirmam que a CIA informou a ISI sobre a jornada de Haq e os paquistaneses informaram o Talibã. McFarlane, que tem uma firma de consultoria de petróleo em K Street, não comentou as questões posteriores relacionadas a morte de Haq.
Conquanto Haq não fisesse parte do Grande Plano de Petróleo de Bush para o sul da Ásia, Karzai era um participante chave no time do petróleo de Bush. Durante a década de 1990, Karzai trabalhou com um afegão americano, Zalmay Khalilzad, no projeto do CentGas. Khalilzad é assistente especial de segurança nacional do Presidente Bush e recentemente foi indicado enviado especial para o Afeganistão. Interessantemente, em uma divulgação à imprensa da Casa Branca indicando Khalilzad como enviado especial, não foi feito menção ao seu trabalho passado para a UNOCAL. Khalilzad tem trabalhado em assuntos afegãos sob a Conselheira de Segurança Nacional Condoleezza Rice, um ex membro da diretoria da Chevron, ela própria não sendo uma espectadora inocente no futuro acordo do CentGas. Rice deixou uma impressão em seus velhos colegas da Chevron. A companhia nomeou um de seus superpetroleiros como SS Condoleezza Rice.
Khalilzad, um Pashtun e filho de um ex agente do governo do Rei Mohammed Zahir Shah, era, além de ser um consultor para a Corporação RAND, uma ligação especial entre a UNOCAL e o governo Talibã. Khalilzad também trabalhou em várias análises de risco para o projeto. [...]
fonte:  http://conspireassim.wordpress.com/2008/04/27/afeganistao-taliba-e-o-time-do-petroleo-de-bush/     texto completo

Nenhum comentário:

Postar um comentário