Documentários

sábado, 19 de março de 2011

kill all the white man...



“O primeiro homem que, havendo cercado um pedaço de terra, disse “isso é meu”, e encontrou pessoas tolas o suficiente para acreditarem nas suas palavras, este homem foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras e assassínios, de quantos horrores e misérias não teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando os marcos, ou tapando os buracos, tivesse gritado aos seus semelhantes: Livrem-se de escutar esse impostor; pois estarão perdidos se esquecerem que os frutos são de todos, e a terra de ninguém!”
Rousseau

2 comentários:

  1. "O Senhor não vê que a pátria não é mais do que a exploração de uma minoria, ligada entre si, estreitamente ligada, em virtude dessa mesma exploração, e que domina fazendo crer à massa que trabalha para a felicidade dela ? O público ainda não entrou nos mistérios da religião da pátria... Ah! quando ele entrar! (...) Não há na natureza nada que se pareça com a nossa sociedade governada pelo Estado... só nós inventamos esse absurdo de fazer leis para nós mesmos. Leis que, em última análise, não são mais que expressão da vontade, dos caprichos, dos interesses de uma minoria insignificante... Na natureza, todo o equilíbrio se obtém pela ação livre de cada uma das forças particulares... EU QUERO A CONFUSãO GERAL, PARA QUE A ORDEM NATURAL SURJA TRIUNFANTE E VITORIOSA!"
    Lima Barreto
    In: "Recrodações do Escrivão Ísaias Caminha"

    ResponderExcluir
  2. Lima Barreto mestre citado aqui embaixo nesta mesma pag.
    esse texto se liga muito com a teoria de Rosseau sobre a criação do Estado, no seu livro (Discurso sobre a teoria da desigualdade).

    muito obrigado pela contribuição.

    ResponderExcluir