Documentários

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Sorte ao rei



A maioria dos homens arruína suas vidas por força de um altruísmo doentio e extremado são forçados, deveras, a arruiná-las. Acham-se cercados dos horrores da pobreza, dos horrores da fealdade, dos horrores da fome. É inevitável que se sintam fortemente tocados por tudo isso. As emoções do homem são despertadas mais rapidamente que sua inteligência [...] é bem mais fácil sensibilizar-se com a dor do que com a idéia. Conseqüentemente, com intenções louváveis embora mal aplicadas, atiram-se, graves e compassivos, à tarefa de remediar os males que vêem. Mas seus remédios não curam a doença: só fazem prolongá-la. De fato, seus remédios são parte da doença.
Buscam solucionar o problema da pobreza, por exemplo, mantendo vivo o pobre; ou, segundo uma teoria mais avançada, entretendo o pobre.
Mas isto não é uma solução: é um agravamento da dificuldade. A meta adequada é esforçar-se por reconstruir a sociedade em bases tais que nela seja impossível à pobreza. E as virtudes altruístas têm na realidade impedido de alcançar essa meta. Os piores senhores eram os que se mostravam mais bondosos para com seus escravos, pois assim impediam que o horror do sistema fosse percebido pelos que o sofriam, e compreendido pelos que o contemplavam.


Oscar Wilde

2 comentários:

  1. bela imagem de jesus com sua 5.1
    ai hum video interessante para botar nessa cascata
    http://vimeo.com/16641689

    ResponderExcluir
  2. é, acho que não... etnocentrico o video, li em algum lugar que so 2% da poupulacao tem acesso a internet, num mundo com 2,3 bilhoes de jovens, sendo a africa um continente onde 50% de seus habitantes possuem menos de 20 nao acho que exista uma interacao de fato e sim um pao e circo midiatico... classes economicamente favorecidas, publicacam bobgaem na internet assim como esse blog, pura balela

    alienacao;

    ResponderExcluir